Backups criptografados em mensagens do WhatsApp

Backups criptografados em mensagens do WhatsApp

14 de setembro de 2021 Off Por Daniel

_   PUBLICIDADE  

O WhatsApp anunciou que vai oferecer criptografia em backup de conversas. Segundo eles essa novidade é uma forma de evitar que os conteúdos dos usuários caiu nas mãos de terceiros,Fazendo com que seja cada vez mais difícil o vazamento de conversas e dados pessoas dos usuários.

_   PUBLICIDADE  

Essa novidade vai permitir que todos os usuários da plataforma façam backups criptografados de mensagens, tornando o aplicativo cada vez mais seguro.

Os arquivos enviados para o Google Drive no Android ou iCloud no iOS vão ser ilegíveis sem uma chave de criptografia.

_   PUBLICIDADE  

Usuários que optarem por esse mecanismo de segurança vão receber um código com 64 dígitos para liberar o acesso do arquivo armazenado na nuvem.

Para facilitar o mensageiro informou que vai permitir também a criação de uma senha pessoal vinculada a chave de acesso como se fosse um cofre com a função ativada.

_   PUBLICIDADE  

Somente o usuário vai poder ler o conteúdo do backup a novidade vai chegar aos usuários nas próximas semanas.

WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares

Atenção usuários de smartphones mais antigos WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns modelos já a partir de Novembro. No entanto se seu smartphone é um pouco mais antigo fique atento para ver se ele deixará de funcionar o app.

Eles informaram que a partir do dia 1º de novembro não vai mais ser mais compatível com alguns modelos que usam versões antigas do sistema Android e também do iOS.

Segundo informe smartphones com sistema operacional iOS 9 ou inferior e Android 4.0.4 ou anteriores vão ficar incompatíveis com o aplicativo.

Além da recomendação sobre os sistemas operacionais a empresa divulgou uma lista de aparelhos de fabricantes como a LG, Samsung e Sony que não vão ter mais suporte para usar o aplicativo de bate-papo.

A boa notícia é que o WhatsApp divulgou nesta semana que começou a liberar uma ferramenta para que o histórico de conversas armazenado em iPhones sejam migrado para aparelhos com Android.

A novidade é muito importante para a plataforma de mensagens mais populares no Brasil, mas chega com limitações. Por enquanto só serve para quem está trocando um iPhone por um Android.

Brecha de segurança

E mais uma brecha de segurança identificada, uma falha nos servidores da Claro pode ter vazado dados pessoais de milhares de funcionários.

Mas especialistas temem que Cyber criminosos utilizem os documentos para aplicar golpes.

Uma falha na configuração dos servidores da Claro e Net detectada no final de agosto abriu a possibilidade para vazamento de dados de todos os colaboradores da operadora de telefonia.

Portanto a brecha permitia que qualquer pessoa de fora da empresa conseguisse acessar cópias de documentos, assinaturas, credenciais virtuais, fotos e informações particulares de mais de 21 mil funcionários.

A descoberta veio do consultor de Tecnologia da Informação Francisco Cavalcanti no dia 19 de agosto. Porém não é possível precisar quando a vulnerabilidade começou.

Certamente o vazamento abre margem para que Cyber criminosos usem os documentos para fraudes como por exemplo a solicitação de empréstimos e cartões de crédito.

Roubos de contas e ataques que usam a imagem dos colaboradores para atingir clientes da operador também podem estar incluso. 

A Claro respondeu que está tomando providências para esclarecer o assunto e que o endereço em que a vulnerabilidade estava exposta já foi desabilitado.