WhatsApp: Confira as atualizações e novidades do aplicativo de mensagens

WhatsApp: Confira as atualizações e novidades do aplicativo de mensagens

3 de janeiro de 2022 170 Por Admin

O WhatsApp vem apresentando novidades em seus aplicativos para melhorar a experiência dos usuários. No último mês, a Meta, empresa criadora do aplicativo de mensagem, divulgou as novas funcionalidades no Brasil. As inovações proporcionam mais dinamismo e agilidade no dia a dia, principalmente de empresas que usam a rede social como meio de comunicação.
Entre as funcionalidades adotadas estão as reações de emojis em mensagens e o envio de arquivos com até 2 GB. Neste artigo você irá conhecer os recursos que já foram lançados no aplicativo. Então se você quer ficar por dentro do que há de novo no aplicativo mais popular do Brasil, continue lendo o post.

Publicidade - OTZAds

 

1) Reações a mensagens com emoji

O WhatsApp liberou o recurso da possibilidade de reagir às mensagens com emojis. Função essa presente no aplicativo rival, o Telegram, e também em outros chats como o slack e o próprio Instagram. O recurso tem como finalidade permitir que você escolha um emoji para demonstrar a sua reação em relação a uma mensagem recebida.
O aplicativo disponibiliza apenas seis opções de reações para que você possa selecionar. São eles: coração, curtida, chorando de rir, surpreso, triste e gratidão. Para selecionar é muito simples, o usuário precisa selecionar por um período a mensagem e então as opções de emojis irão aparecer, para mudá-la é só pressionar novamente e trocar o emoji.
As reações também podem ser conferidas quando a quantidade recebida. E também você pode adicioná-las em mensagens privadas ou em grupo. No entanto, cabe salientar que é possível reagir apenas uma vez por mensagem.

Publicidade - OTZAds

2) Compartilhamento de arquivos de até 2GB

arquivos whatsapp

O aplicativo até então permitia o envio de documentos, fotos e vídeos de até 100MB, o que limitava bastante o uso para esta função. Essa era uma das grandes reclamações dos usuários. Uma das principais causas dessa quantidade era a possibilidade de sobrecarga da rede, pois o consumo de banda é muito maior. Além disso, a permissão de transferência de vídeos com alta resolução pode incentivar a disseminação de material pirata pela rede social.
Por outro lado, com a pandemia, o número de pessoas que trabalham e estudam home office aumentou, sendo assim, houve uma demanda de envio de arquivos. Pensando nisso, a empresa resolveu expandir o tamanho permitido para 2GB, com a vantagem do conteúdo ser criptografado, evitando problemas com a circulação de material indevido.

Publicidade - OTZAds

3) Chamadas de voz com mais participantes

Quer reunir os amigos para bater um papo por ligação no WhatsApp? Saiba então que o novo recurso do aplicativo permite que você converse não mais com 8 pessoas, mas com 32 pessoas ao mesmo tempo.
E para iniciar uma chamada é muito simples, clique no botão “chamada” localizado no canto inferior do aplicativo, selecione o ícone com “+” e escolha a opção “Nova chamada em grupo”. Depois é só selecionar os contatos e pressionar o ícone do telefone para iniciar a chamada.
Além disso, também há possibilidade de realizar chamadas de voz direto dos grupos, é só clicar no ícone do telefone e selecionar a pessoa com quem irá conversar. Cabe destacar que só é possível iniciar uma conversa com pessoas que você tenha o número adicionado na agenda.

whatsapp chamadas

Publicidade - OTZAds

A interface também foi reformulada, os usuários podem ver balões de mensagens de voz, de quem está falando e também é possível ver quem está com o microfone desativado durante a videochamada. Além disso, assim como os demais recursos do WhatsApp, a videochamada é protegida com criptografia, ou seja, o conteúdo de voz só será exibido para os participantes.

4) Suporte via chat dentro do aplicativo

O WhatsApp disponibilizou um recurso muito importante que permite que o usuário entre em contato com um representante dentro da plataforma para solucionar problemas.
Essa opção pode ser encontrada nas configurações do aplicativo, no menu “ajuda” e depois escolher a opção “Fale conosco”, em seguida irá abrir uma janela para que você escreva o problema e por fim é só apertar em avançar e aguardar. O retorno do suporte chega através de uma conversa dentro do próprio aplicativo.
É muito importante se atentar que a conta que irá entrar em contato é verificada e eles nunca solicitarão o código de verificação de duas etapas, então cuidado para não cair em golpes. E para verificar se é uma conta oficial, ela deve apresentar um selo no perfil.

5) Encontre estabelecimentos comerciais nos arredores

Uma outra novidade do WhatsApp é o recurso que permite encontrar estabelecimentos como lojas e restaurantes próximos a você. Uma funcionalidade bem parecida com o Google Maps. A ferramenta exibe empresas que estão cadastradas no WhatsApp Business, e oferece informações como endereço, horário de funcionamento e formas de contato.
É um recurso disponível para usuários de Android da região de São Paulo e ainda não há previsão de lançamento para outras regiões do Brasil e nem para dispositivos iOS.
Conclusão
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados e baixados no país, e trouxe inúmeras vantagens e experiências para a comunicação. Foi pensando nisso que a empresa vem cada vez mais aprimorando essa rede social.
E aí você gostou de conhecer esses cinco recursos disponíveis no WhatsApp? Já utilizou algum deles? Conte para gente nos comentários!